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Conceitualmente e por definição, uma Ouvidoria é a representante da voz do beneficiário dentro das empresas, sendo uma unidade de segunda instância, que tem por objetivo ouvir o beneficiário por meio de suas manifestações tais como: reclamações, consultas, elogios, sugestões ou denúncias e as trata de forma isenta e independente, com caráter mediador e estratégico.

A ouvidoria da Unimed Birigui também atua em conformidade para atender a RN 395, da ANS, de 14 de Janeiro de 2016, que dispõe sobre as regras a serem observadas pelas Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde nas solicitações de procedimentos e/ou serviços de cobertura assistencial apresentados pelos beneficiários, em qualquer modalidade de contratação:

Art. 11º - Fornecida resposta direta ao beneficiário sobre o resultado da análise de sua solicitação de procedimento e/ou serviço de cobertura assistencial, a este será garantida a faculdade de requerer a reanálise de sua solicitação, a qual será apreciada pela Ouvidoria da operadora, instituída na forma da RN n° 323.

Quando contatar a ouvidoria?
A ouvidoria recebe os casos mais complexos, e deve ser procurada quando as tentativas de resolução através do primeiro nível de atendimento não foram satisfatórias.
Como posso acessar a ouvidoria?
O contato com a ouvidoria pode ser realizado por telefone, e-mail, carta, presencial ou através do formulário abaixo.
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